Mercado Hoje

Os tempos são outros e os clientes estão diferentes. Todos dizemos isto e para ilustrar esta realidade em baixo pode ler o que poderia ser o pensamento de um cliente nestes tempos difíceis.

Imagine que num cenário imaginário um cliente lhe mandava um SMS (mais longo do que um SMS tradicional) com o objectivo de ser seu amigo e lhe indicar qual a opinião que tem dos comerciais em geral para o incentivar na sua mudança de atitude e técnicas. Seria dentro destes termos:

Olá Sr.Comercial.
Percebi que recentemente tentou vender-me qualquer produto. Você não tem noção da minha vida. Talvez pense que sim, mas a verdade é que não sabe dos meus problemas. Não quero mais vendedores que só querem falar dos seus produtos. Tenho pouco tempo e quero aproveitá-lo para conhecer ideias para minimizar ou mesmo resolver as minhas dificuldades. Se está disposto a isso, falamos. Se não está, adeus. Não se admire que eu tenha mais 5 ou 6 empresas parecidas com a sua com o mesmo serviço e preços, se você não estiver aqui. Sei que a sua intenção até é boa, porém o que eu preciso é algo que apoie o meu negócio. Na próxima vez que me visite ou telefone, pense nisso e talvez cheguemos a fazer negócio.
Ass.:O cliente de hoje à tarde.

O que significa esta mensagem?Significa que continuar a ser mais um igual aos outros tem como consequência uma abordagem aos clientes completamente irrelevante ou já apagada.Como mudar isso?
Em 1º lugar não encarar esta realidade aumenta o risco da nossa performance cair e ter consequências muito negativas. Baixa de lucro, senão mesmo prejuízos nas empresas, tempo de todos sem resultados, clientes que não nos querem receber.

Isto tem implicações também fortes nas pessoas que perdem o emprego, motivação, evolução pessoal e dinheiro. Ou seja, encarar esta realidade é muito importante para estar disposto a fazer algo e mudar.E esse é o 2º passo:Mudar e fazer algo para ter mais e melhor impacto.

Não há soluções mágicas nem imediatas, se bem que é o que todos andamos à procura. Pode haver é diferentes formas de fazer as actividades para atingir o mesmo fim. Vender com qualidade produtos e serviços que ajudem a resolver os problemas dos outros.

Dominar as técnicas de vendas nestes tempos diferentes e gerir clientes requer hoje uma grande consistência tendo em conta os desafios que se encontram nas interações com as pessoas.
São estas competências que a Business People implementa e que estão incluidas no Modelo SMART Selling que estabelece príncipios de actuação a quem tem que lidar com clientes ou gerir negócios.
Contacte-nos para o mail geral@businesspeople.com.pt para receber mais informação sobre o SMART Selling.
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