Desafios Hoje
Liderança e desenvolvimento das equipas:
- Como motivar as pessoas em ambientes competitivos e desafiantes.
- Lidar com as novas gerações de pessoas nas empresas.
- Fortalecer Revisões de desempenho como ferramentas chave de Mudança.
- Diminuir conflitos com colaboradores mais desafiantes.
Aumentar foco positivo no trabalho:
- Compreender que antes de sermos colaboradores somos humanos e por isso falhamos.
- Atrair as responsabilidades dos resultados para nós próprios VS outros.
- Conhecer os enviesamentos da minha função e consequências.
- Estabelecer parâmetros que nos fazem trabalhar melhor e estar mais feliz!
Dilatação de prazos de cobrança:
- Apoiamos as equipas de chefias e comerciais a estabelecerem planos de recuperação e de manutenção de prazos de cobrança.Em conjunto com estes planos, treinamos os comerciais para executarem a tarefa de cobrança sem os mitos comuns e práticas erradas que tantas vezes influenciam um acto de cobrança penoso.
- Dimuição de prazos pode trazer para a empresa poupanças importantes a nivel de encargos financeiros.
Dificuldades em gerar novos clientes:
- Afinação de Condutas para abordar clientes sem um tradicional diálogo focado nos seus produtos, mas sim focado nos problemas e necessidades do seu potencial cliente.
- Aumentar a entrada de novos clientes na empresa pode ter um valor inestimável e nem sempre medimos o que está para além do valor da 1ª compra do novo cliente. Como por exemplo, mais um cliente que nos liga a outros potenciais, ou em alguns negócios maior distribuição numérica ou ponderada, etc.
Introdução de novos produtos nos clientes:
- Avaliação do porquê os clientes deveriam comprar a gama de produtos que a empresa quer promover.
- Estruturar processos de perguntas para acelerar os ciclos de compra dos clientes.
- Podemos co-criar condutas e ferramentas que sustentem e moldem a realidade.
- Este apoio é talvez dos mais solicitados à Business People para melhorar nas pessoas e pode trazer benefícios grandes, além do óbvio benefício de mais Euros, também maior dificuldade à concorrência de entrar nos clientes.
Negócios focados em factor preço ou desconto que esmagam margens:
- Definição de posturas comuns dos clientes e dos comerciais nestas situações.
- Aplicações de condutas e ações para responder de forma a equilibrar poder e minimizar impactos de negócios de ultrabaixa margem.
- Estancar esta tendência pode ser positivamente influenciador de melhoria de margens, pois gera mais investimento disponível para outras actividades.
Ciclos de vendas mais lentos:
- Identificar as milestones potenciais num negócio para depois gerar actividades a desenvolver pelos comerciais para acompanhar o ciclo de compra do cliente e maximizar ao máximo o ritmo de cada negócio.
- Medir os ciclos de venda actuais para estabelecer metas.
- O seu retorno pode ser ao nivel da facturação da empresa que permite maior facilidade em atingir objectivos.
Lidar com clientes desafiadores:
- Avaliar o que são os comportamentos mais desafiadores dos clientes e as razões porque acontecem.
- Treinar os comerciais para lidar com estas posturas e conseguirem identificar se estas posturas servem apenas para comprar um pouco melhor ao comercial ou apenas com outros objectivos que não incluem o seu vendedor nos fornecedores.
- Os benefícios principais para os comerciais que obtiverem melhores resultados são ao nível de menor esmagar de margens e poupança de tempo em negócios que nunca ganhariam.
Retorno quantificável e percebido de programas:
- Desenvolver Percursos de Aplicação que estimulem desconforto produtivo e permitam por consequência mudanças duradouras.
- Criar Condutas que aguentem a realidade e a moldem para que as sessões não sejam esquecidas uns dias depois…
- Medição de retorno apresentado durante e pós Percursos de Aplicação com as equipas.
Receios das pessoas:
- É frequente as pessoas terem muitos receios em mudar condutas que usam com os clientes ou equipas (alguns há muito tempo) e aplicarem sem medos novas formas.
- O Percurso de Aplicação é acordado com os nossos clientes. Isso é determinante para minimizar ou eliminar estes medos, que podem condicionar a implementação de novas condutas ou decisões por parte das equipas.
- Os processos de Revisão 1 para 1 no terreno, são essenciais para caso a caso intervirmos e apoiar cada comercial ou chefia personalizadamente e em função de casos reais.
- Assim, potencia a adopção das novas condutas e decisões com consequente aplicação no terreno e com isso significa que a empresa mais rapidamente pode obter o retorno pretendido.
Espírito de equipa:
- Ouve-se dizer que hoje em dia cada um trabalha para si e neste contexto o espírito de equipa fica esquecido. Isso pode trazer menor foco nos objectivos colectivos da empresa ou equipa e consequentemente nos resultados.
- Os momentos de treino em grupo são bons para fortalecer as ligações entre elementos e agregar a motivação em torno de uma estratégia e novos processos.
- Isso contribui para uma genuína partilha de ideias entre os colaboradores que se manifesta numa maior e melhor comunicação na equipa.